segunda-feira, 26 de março de 2007

OS GRANDES PORTUGUESES

Desvendou-se o mistério que nos vinha apoquentando nos últimos meses. Já podemos dormir descansados. Foi escolhido o grande português, o maior de todos os tempos, segundo os objectivos da RTP. Feito isto, acabaram-se as apostas de café ou familiares, os debates televisivos, os artigos na imprensa à volta dessa figura que passaria a ser uma espécie de herói nacional. Aliás como se pode comprovar, de nada adiantaram. Num concurso em que se punham em comparação figuras actuais e vivas, dos mais variados quadrantes e, na sua quase totalidade, sem valor intemporal, com outras que vinham do início da portugalidade e de cuja actuação se tem uma perspectiva temporal vasta, tudo seria de esperar. Foi uma espécie de sopa de pedra de que só restaram mesmo os calhaus. A escolha, porque não foi uma eleição, de Salazar e Cunhal, é o retrato fiel da sociedade que temos: sem sentido histórico e de memória curta. Ah, e que pelos vistos gosta de chicote. Só assim se explica a escolha de dois ditadores, se bem que de facções opostas. Politicamente o que se passou revela a clivagem da sociedade portuguesa, dividida entre a esquerda e a direita desde que entrámos na chamada era democrática. Mas enquanto Salazar foi uma realidade, com uma actuação governativa completa de princípio, meio e fim (concordemos ou não com ela) reconhecida internacionalmente, Cunhal não passou de uma intenção: nunca governou a não ser o seu próprio partido. A maioria do próprio povo português o impediu de subir ao poder porque adivinhava nele a chegada de uma forma de governar mais ditatorial do que a de Salazar e de que a célebre “Cortina de Ferro” era a imagem. Salazar foi um grande português. Mas não o MAIOR. Teve uma actuação nacional e o que se pedia era uma dimensão universal.
O que revela pois esta opção? Que os portugueses estão em crise de valores económico-sociais, mas também descrentes na política deste país. Em todos os momentos semelhantes, ao longo da nossa história, têm surgido fenómenos de messianismo, ou seja, da criação de figuras que desejamos nos venham salvar. Continuamos à espera de um qualquer D. Sebastião que venha arrancar-nos do fosso em que estamos. Esse redentor do séc. XXI provavelmente já não virá numa manhã de nevoeiro, mas de avião. E se demorar um pouco arrisca-se a aterrar na Ota. A escolha destes dois nomes é prova do que acabo de afirmar. Um é um mito da direita. O outro da esquerda. Na divulgação de ambos e no apelo ao voto foram utilizadas manobras “subterrâneas” e silenciosas, como que temendo represálias de uma qualquer inquisição: sms que circularam entre amigos e conhecidos, envelopes abertos que, em vez de endereço tinham, escrita a lápis a frase: “lê, vota e passa a outro” e que dentro tinham fotocópias de propaganda de uma ou outra figura. Foram acções que desvirtuaram o jogo. Só faltou mesmo aparecer novamente um Bandarra com as suas trovas

Faço Trovas muito inteiras
Versos mui bem medidos,
Que hão de vir a ser cumpridos
Lá nas eras derradeiras.

2 Comentários:

Às 26 de março de 2007 às 17:43 , Blogger CLEAL disse...

Só hoje por ocasião das notícias tive conhecimento do resultado desse "famigerado" programa.Não tenho coragem nem autoridade moral para comentar porquanto nunca o vi e o que me diziam era sempre em sentido depreciativo. Na verdade um povo com mais de oito séculos de histótia, que teve figuras notáveis, escolhe dois ditadores como os maiores. Apetece dizer que "algo vai mal no reino da Dinamarca". Claro que me ficarão sempre dúvidas se estas coisas não são manipuladas por forças estranhas, se não andará sempre dinheiro com fins menos claros... mas que sirva de lição.Que os portugueses sejam capazes de reflectir e não se deixem emblar por estes programas despidos do mínimo de qualidade e que, penso eu, contribuem para o "embrutecimento" dum povo que eu desejaria mais culto, mais dinâmico, mais conhecedor da ´sua História.

 
Às 27 de março de 2007 às 21:10 , Blogger GP disse...

Já era mãe de filhas quando se deu o 25 de Abril, o que prova que vivi muitos anos na época de Salazar. Para ser honesta comigo mesma, teho que dizer que Salazar foi um bom Ministro das Finanças e devo-lhe o facto de nunce se ter aproveitado (nem deixado aproveitar) dos dinheiros dos meus impostos em proveito próprio. No tempo da democracia é o que temos visto. Os políticos ficam milionários em dois tempos.
A honestidade para mim é um valor que muito aprecio.
Graça Pimentel

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial