quinta-feira, 13 de setembro de 2007

REGRESSO AO ESPÍRITO DO CAMPO ALEGRE

Nascemos, crescemos e morremos - Este ciclo, que é inevitável, é o percurso da vida de todos os seres. Nós, porque humanos, vivemo-lo de um modo diferente porque temos a faculdade de pensar e sentir, com a cabeça e com o coração. E porque cada ser em si é diferente todo o nosso caminho é vivido de forma diferente. Em determinadas épocas, contudo, a vida organiza um jogo de xadrez, pega em nós e transforma-nos em peças do jogo: e enquanto ele decorre nós aproximamo-nos e afastamo-nos na sequência das jogadas. Mas como seres humanos vamos estabelecendo entre nós relações de afectos (positivos ou negativos) em função dos interesses individuais. Acabado o jogo, a vida dispersa-nos e nós afastamo-nos. Do jogo parece que só guardamos o trajecto de cada um dos lances.
Há 23 anos, a vida reuniu numa casa da cidade do Porto, na Rua do Campo Alegre, mais propriamente na Faculdade de Letras, entre muita outra gente que já lá estava, um determinado grupo, nem melhor nem pior do que os outros. Durante 4 anos esse grupo partilhou alegrias e tristezas, sorriu e por vezes chorou, mas no fim desse período havia entre todos um sentimento de união ou de partilha de algo que todos tinham conseguido: um curso. Alguns nem sabiam o que iam fazer com ele, outros até não precisavam dele, outros nem queriam aquele, mas todos sabiam que havia um objectivo atingido. Por isso partilharam a alegria final como sendo uma vitória embora com a consciência que a vida ia pegar em cada um deles e levá-los para outro tabuleiro e para outras jogadas. Desse tempo guardaram as memórias, também elas diferentes porque de factos vividos de modos diferentes.
O tempo passou. Meses… Anos… Uma década… Duas décadas… Dispersos e ocupados, poucos se encontraram ao longo deste tempo. Mas cada um se lembrou, pelo menos uma vez de vez em quando, como estariam os outros. E terá sorrido ao recordar pessoas e lugares que tinham ficado lá para trás.
Esta história que é igual a tantas outras aconteceu também com o curso de História/ História de Arte e Arqueologia que entre 1980 e 1984 frequentou a Faculdade de Letras do Porto. Só que alguém não se satisfez com as memórias. E achou que era tempo de nos encontrarmos. E passou meses a fazer contactos. E estabeleceu uma lista razoável, se bem que incompleta de nomes, telemóveis, telefones e endereços electrónicos. Não estão todos os antigos cursistas porque há sempre quem se perca pelo caminho ou se queira perder. E a Dra. Paula Carreira sentindo-se incapaz de fazer tudo designou um gabinete de assessoria que em pouco mais de um mês, com férias á mistura, debaixo da sua voz de comando, organizou um encontro de colegas. Assim no sábado 15 de Setembro, no Restaurante “Monopólio” da Anje, na Pasteleira, vamos fazer uma viagem de memórias e tentar voltar ao espírito do Campo Alegre, aliás ali tão perto. Neste momento estamos todos na mesma posição. Não sabemos o que nos espera, quem nos espera, se nos vamos reconhecer logo ou se ficamos a pensar:” quem será aquele/a?”. A imagem física que guardamos de cada um será certamente diferente. Esperemos que a afectiva permaneça intacta. Seria muito bom. Para a maioria dos 94 que vão estar presentes vai ser uma surpresa. Para todos nós, certamente, uma grande alegria.

ATÉ SÁBADO, COLEGAS. AS PEÇAS DO JOGO ESTÃO NOVAMENTE LANÇADAS. SAIBAMOS APROVEITAR A SORTE DO JOGO.

3 Comentários:

Às 15 de setembro de 2007 às 21:25 , Blogger Unknown disse...

minha querida Isabel

belo texto, de um belo espírito, acrescentando beleza ao belo que é estar vivo. De Campo em Campo urge guardar o Alegre no celofane dos sentimentos em banho de memória sorridente. Não estive no encontro mas lá estive.
beijinhos post-arqueologicos e até sempre
Frederico Silva
no quente, humido e chuvoso setembro de bissau

 
Às 15 de setembro de 2007 às 22:20 , Anonymous Anónimo disse...

Mais vale tarde que nunca! Foi óptimo rever colegas, histórias, nostalgias e camaradagens.
Nos 25 anos do Campro Alegre estarão certamente muitos mais colegas.
Os meus Agradecimentos as colegas Isabel Lago e Paula Carreira.
Até Breve...
Avelino Moreira

 
Às 16 de setembro de 2007 às 17:09 , Blogger Unknown disse...

luisa Morais disse
Gaivota maria
O texto é lindíssimo...comoveu-me.Um grande beijinho e mais uma vez o meu agradecimento pelo teu empenho, trabalho e alegria em prol deste nosso encontro que que nos trouxe tão gratas recordações.
um grande beijinho
Luisa

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial