domingo, 6 de janeiro de 2008

Os Reis

Esta tradição pode dizer-se que tem a sua origem na era cristã, já que esta religião celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. No entanto, embora haja muitas canções de cariz religioso, o cantar dos Reis de porta em porta é mais do nível profano.
Se repararmos nas diferentes versões do cantar dos Reis, encontraremos, quase sempre referência à «porta». É caso para concordar com o Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira que diz que os Reis são as Janeiras, cantadas em várias terras do Continente, que, em algumas versões também se referem aos «portais». Ora Janus, na mitologia romana, era o deus das portas, das entradas e das saídas; também em algumas canções das Janeiras vamos encontrar alusão aos frutos secos – figos e castanhas. O que nos faz relacionar com as ofertas de frutos secos também em honra do deus Janus. E nós ainda conservamos a tradição de comer doze passas à meia-noite de 31 de Dezembro. Outra provavel ligação com as festas a Janus parece estar no facto de empregarmos frutos secos no nosso bolo de mel e no bolo-rei.

Através da leitura de algumas variantes das canções dos Reis e das Janeiras, verificamos algumas semelhanças, mas também diferenças.


VAMOS CANTAR OS REIS

1
Eu venho cantar os Reis,
Pela folhinha da vinha
Senhor(a), abra-me a porta
Que eu quero ver a lapinha

Refrão
E vós bem sabíeis
E vós bem sabeis
Que no dia de hojeí
Se cantava os Reisí bis

2
Eu venho cantar os Reis,
Não é por vinho nem pão
Eu venho a esta casa
Cumprir uma obrigação

Refrão

3
Eu venho cantar os Reis,
Pela folha da aboboreira
Senhor(a) abra-me a porta
Que estou nos pingos da beira

Refrão

4
Eu venho cantar os Reis,
Pela folhinha do feno
Senhor(a) abra-me a porta
Que estou na rua ao sereno

Refrão

5
Pelo buraco da chave,
Vejo surgir uma luz
Senhor(a) abra-me a porta
Pelas chagas de Jesus

Refrão
6
Eu venho cantar os Reis
Pela folhinha da giesta
Graças a Deus para sempre
Que já vejo a porta aberta

Refrão

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial