sexta-feira, 4 de junho de 2010

PARA OS ALFACINHAS QUE DESCONHECEM A SIMBOLOGIA DO PÃO NO CULTO A S.ANTÓNIO

O Símbolo do Pão de Santo António


À luz da Teologia do culto dos santos, podemos perceber que Santo António, por ter sido um "homem enamorado de Cristo e do seu Evangelho", apresenta uma mensagem muito rica. Poderíamos desdobrá-la a partir dos símbolos com os quais ele é representado, como o Livro dos Evangelhos. o Menino Jesus sobre o Livro, a Cruz, o lírio.
Detenhamo-nos no símbolo do pão. O pão constitui um elemento inseparável de toda a devoção a Santo Antônio, independentemente da sua origem. Ele até se chama "Pão de Santo Antônio".
A história do "Pão de Santo Antônio" remonta a um fato curioso que é assim narrado: "Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham que comer: os pães tinham sido roubados.
Atónito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento".
Mais do que a lenda da origem do "Pão de Santo Antônio", importa perceber toda a riqueza do seu simbolismo. Sem dúvida ele revela toda a riqueza da dimensão apostólica da vida de Santo Antônio.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial