domingo, 17 de abril de 2011

LEV - LITERATURA EM VIAGEM-2


Hoje foi uma tarde em cheio. Não vou referir o lançamento de livros porque os seus autores estiveram presentes nas duas mesas. Muito rapidamente
3ª mesa - moderada pelo Francisco José Viegas, que pela entrada de canadiana não vinha na sua melhor física. A intelectual deveria estar penalizada porque o seu proverbial bom humor não foi tão aguçado. Dos autores (André Gago, António Vasconcelos Raposo, Pedro de Almeida Vieira, do cubano Leonardo Padura e da Teolinda Gersão) destaco a vontade de escrever do primeiro1º, A coragem do 2º, o conceito da História na ficção do 3º,a escrita e do pensamento político da 4ª , a análise da situação política actual de Cuba à luz da História do socialismo da 2ª metade do séc. XX, do 5º.

4ª mesa - foi a festa da viagem da ficção para a realidade. Todos foram bons: a Filipa Leal ( poesia pura), o  João Tordo (uma boa articulação entre o homem e o sonhador), o Laurent Binet (com uma viagem semelhante); o Miguel Miranda (que quase nos arrastou para uma espécie de surrealismo na Ficção). E porque os últimos são os primeiros , o Luís Sepúlveda (a quem roubei a sua gaivota que foi ensinada por um gato a voar) que das suas histórias feitas de memória nos levou para o grave problema ambiental do salmão da Patagónia.

Para completar a tarde, tive a oportunidade de encontrar uma filha pródiga (porque amiga de uma das minhas filhas e porque comigo partilhou alguns momentos felizes como o do baptizado da minha neta mais velha) que já quase só via pela TV através da Câmara Clara. Paula, estás linda como sempre, e sobretudo, a vida não te tirou o sorriso lindo nem as memórias que todos partilhamos.
Foi uma bela tarde de viagem literária e pessoal.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial