sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Mais um passo nas minhas pazes com Lisboa

Gaivotas do norte raramente se dão com mares do sul, embora estes sejam mais quentes. Quando eu era pequena os meus pais, várias vezes me levaram em bando a Lisboa. Habituada ao sossego da minha praia, eu detestava aquelas deslocações e o movimento e o ruído daquele grande porto. À medida que os anos foram passando, fui descobrindo que as gaivotas também voam em terra e até podem ser mais felizes do que os humanos porque vêm as coisas lá do alto, onde onde tudo tem outra dimensão. E habituei-me tanto ao céu de Matosinhos que ousei voos mais longos por outros céus. Já fiz algumas tentativas pelo de Lisboa. Acabo de regressar de uma delas. Desta vez enchi-me de coragem e voei por cima da ponte, descansei nos degraus das Janelas Verdes, desfrutei da imponência dos Jerónimos e Terreiro do Paço e descobri numa igreja, onde entrei às escondidas, ali para o Largo do Calvário, que há uma Nossa Senhora da Quietação. Tomei-a como padroeira porque ela me deu uma paz enorme. Talvez seja ela a padroeira dos que vivem inquietos, como nós, as gaivotas. Por isso dei um enome bater de asas nesta minha ligação a Lisboa e fi-la subir na escala das cidades onde me sinto bem. Ainda não está em segundo lugar... mas para lá caminha ... Para as minhas gaivotas irmãs da Beira Tejo e do Sul em geral aqui vos deixo uma música especial.

2 Comentários:

Às 25 de novembro de 2007 às 14:40 , Anonymous Anónimo disse...

Gostei imenso de ler este texto ao som da música dos Madredeus e da líndíssima voz de Teresa Salgueiro.
Obrigada por este belo momento...
Foi pelas reviravoltas do destino que eu vim parar a esta cidade... tem um lindo céu azul e toda a gente põe Lisboa num altar, mas... também não é uma das minhas cidades preferidas. Vivo agora nos arredores, mais perto do mar, como convém a uma qualquer gaivota e sinto-me bem, de quando em vez visito Lisboa... numa das próximas irei ao Largo do Calvário ver se encontro a "nossa" padroeira...
Mais um obrigada da
gaivota do sul

 
Às 25 de novembro de 2007 às 20:45 , Anonymous Anónimo disse...

Outra vez a Lisboa!E não me levaste?Vou deixar o bando.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial