sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O ALMOÇO DAS "MENINAS DA MINHA BIBLIOTECA"

Ana, Conceição, Armanda, Fátima, Dalila, Isabel, Manuela, Ermelinda

Gostaria de falar a quem me lê sobre uma das tertúlias a que tenho o grande prazer de pertencer e cujos encontros são sempre um momento de grande convívio e de evocação de tempos profissionais muito trabalhosos pela entrega total, entreajuda e alegria que vivemos e que ficaram registados em todas nós como os mais gratificantes da larga temporada de quando pertencemos ao quadro da Ex. EB, 2,3 de Leça da Palmeira. Refiro-me ao grupo que organizou, montou e dinamizou a Biblioteca daquela Escola. Ou seja àquilo que eu chamo “As meninas da minha biblioteca”. Éramos inicialmente 4 (a Armanda Cerqueira, a Manuela Ferreira e a Dalila Albuquerque e eu) +1 (este 1 é a funcionária que ali trabalha há mais anos do que nós, a minha querida Graça, elemento fundamental naquele espaço). Quando se estava a preparar a nova Biblioteca o Conselho Executivo premiou-nos com a entrada da Conceição Couto e da Ana Ferreira, duas mulheres de armas e saberes que, próximas já da aposentação, foram ensinar-nos com um sorriso aberto, tudo quanto sabiam e não era nada pouco. Foi com a sua presença que nasceram trabalhos espantosos e os nossos almoços para os comemorarmos. Depois delas saírem ficamos mais pobres se bem que de coração e mãos cheias pelo legado que nos deixaram. Pouco tempo depois saí eu, por razões de saúde. E para o meu lugar foi a Ermelinda Borges, uma das pessoas mais informadas sobre tudo quanto é livro que sai ou evento cultural que se realize. Tempos depois era a vez da Fátima de Sousa se juntar à equipa. Isto significa que a nossa tertúlia inicial de almoço em vez de se reduzir foi aumentando. E já vamos nas 8. O que parece um facto sem grande importância revela contudo um espírito de camaradagem e amizade que o tempo não cortou. Algo muito forte se passou naquele trabalho, que umas começaram e outras continuaram, mas que juntas celebramos sempre que podemos. E o mais interessante e que nos refresca a todas é que estes nossos encontros são marcados por um pormenor importantíssimo: a nossa conversa não é uma ocasião de saudosismo, mas um acto de pura alegria. Começámos sempre as conversas no ponto em que tínhamos ficado no anterior almoço. Ouvimos atentamente o que nos contam as que estão ao activo, comparámos com o antigamente e ficamos felizes pela qualidade que elas continuam a dar ao que fazem apesar das condições mais confusas que se vivem hoje no ensino. Estou convencida que, se por qualquer razão nos mandassem trabalhar, nós íamos continuar no ponto em que deixámos o serviço.
Este mês juntamo-nos no Clube de Leça, por gentileza da sócia Conceição Couto. Tivemos direito a um belo dia de sol e um bom serviço regados pela felicidade de estarmos novamente juntas. Um actual aluno da escola, que ali fazia uma tarde de sol e piscina, imortalizou o encontro na foto destas 8 cavaleiras andantes que os livros juntaram.
Sei que os nomes que aqui citei não dirão muito à maior parte das pessoas que me lêem, mas aqui os deixo para que as várias gerações de alunos que passaram pelas mãos das “Meninas da minha Biblioteca” se lembrem delas e saibam que o trabalhar para eles deixou uma marca de imensa felicidade nos corações de cada uma delas. Reunirmo-nos é a nossa forma de o festejarmos.

4 Comentários:

Às 8 de agosto de 2008 às 20:19 , Blogger GP disse...

Que giros encontros!
Conheço duas das meninas da fotografia. A Isabel e a Conceição.
Ainda ontem almocei com a Conceição. Uma pessoa que eu admiro tanto que a inclui no meu grupo de Amigos. E para mim a palavra Amigo tem um valor imenso.

Um beijo

 
Às 8 de agosto de 2008 às 21:37 , Blogger Gaivota Maria disse...

Será que vamos acabar por descobrir que somos de família? Qual ervilha! Este nosso mundo é uma coincidência. A Conceição trabalhou comigo tantos anos! E foi tão giro o nosso final de profissão! Agora estamos as duas na Universidade Sénior e ela tem-me ajudado imenso metendo-se nas minhas pinturas. Um abraço e boa viagem para o tal sítio paradisíaco.

 
Às 8 de agosto de 2008 às 23:20 , Anonymous Anónimo disse...

Ora eu que julgava ser uma eterna desconhecida!Isto é pior que a!HOLA!


g. mimi

 
Às 9 de agosto de 2008 às 09:16 , Anonymous Anónimo disse...

Antes da !Hola! do que da "Caras". O que é bom é para se conhecer

Maria

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial