segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DESCULPEM-ME O TOM, MAS É PRECISO TER LATA

Ontem à noite, dia 15 de Fevereiro, depois do telejornal da noite, a TVI apresentou uma impressionante reportagem sobre o estado do Ensino Especial neste país. A forma como este ensino está a ser praticado é conhecido por todos os pais e professores que dele necessitam ou por eles está a ser praticado. Com a devida autorização do Ministério, a repórter da TVI vistou algumas escolas a que o ME chama de Escolas de Referência, ou seja locais que se supõe estarem devidamente preparados para a integração dos alunos deficientes. Aquilo a que assistimos foi a mais uma VERGONHA: alunos deficientes a terem aulas em cubículos, outros em turmas só de deficientes, os professores (à excepção de um caso) a declararem que não têm formação específica e/ou que o material que têm é comprado ou feito por eles próprios, alunos a passarem o dia apenas com os auxilares de educação educativa, enfim... a coisa mais aproximada do 3º mundo que foi possível ver. A entrevistadora interrogou entretanto o secretário de estado Valter Lemos que lhe foi respondendo que não sabia, que desconhecia, que o problema deveria ser da escola e da falta de coordenação das escolas com o ME, que tínhamos do ensino especial mais avançado... só faltou dizer , como o faria Sócrates, que aquilo era um insulto para o governo.
Fiquei arrepiada até porque há cerca de 30 anos fui professora de um surdo e posteriormente de um cego. E tive apoio. E os alunos estavam integrados. Claro que as coisas nem sempre eram fáceis. Mas as próprias turmas colaboravam.
Hoje de manhã, 16 de Fevereiro, no noticiário das 8h da manhã ouvi, com os mesmos ouvidos da véspera, que o Ministério vai implementar um número sem fim de novidades no Ensino Especial.
Coincidência estranha esta, logo no dia a seguir à Reportagem da TVI e da qual o ME tinha conhecimento. E..., moral da história, como diziam as antigas fábulas: AS ELEIÇÕES VÊM AÍ, POR ISSO NADA COMO ABRIR A CAÇA AOS PARVOS= VOTANTES

Senhores governantes do PS: JÁ QUE NÃO TÊM VERGONHA, PELOS MENOS SEJAM DISCRETOS E DEIXEM DE PASSAR ATESTADOS DE MALUQINHOS AOS PORTUGUESES.

4 Comentários:

Às 17 de fevereiro de 2009 às 15:08 , Anonymous Anónimo disse...

Ui ca gaibota maria istà ton zamgada, debe ter munta rasao,eu num bi a riportaje, mas sendu cumo dis é reboltante.
Mas alimbrei me agora das interbistas da Judite de Sousa, aqela engrata qè du Porto e migrou pra Lisboua, e inda pur sima cazou com um ome bemfiqista, brrrr, i huma bez oubia dizere que fasia u cuntraditòriu, atao eu tamem bou faser qé acim umaspèssie de diser o cuntràriu e cuma a gaibota Maria dice qe o goberno anumsiou medidas despois do progama, u meo cumtradiròriu é preguntar, cum sua lissensa, se num ceria a TVI qe savia as medidaz qo goberno ia anunsiar e arrezolbeu faser aqela reportaije.
ui. ui, nun se zamgue, foi sò pra faser o cuntraditòrio, maz pinsando bem e cunnhessendo a TVI, nunmademiraba nada.
Isperu qe nun se zamgue cumigo, é sò pránimar.
Comprimento
perdigon

 
Às 17 de fevereiro de 2009 às 17:34 , Blogger GP disse...

Eles não deixarão de nos passar atestsdos de parvos. Não admitem ninguém superior a eles...
Isso é uma pequena gota do oceano que é o ensino público em Portugal.

Beijo

 
Às 17 de fevereiro de 2009 às 18:34 , Blogger Gaivota Maria disse...

Contraditório ou não, caro perdigón
gostaria de lhe dizer que me senti como se me tivessem cuspido na cara. Se a TVI Sabia das medidas, acho muito bem o que ela fez porque assim ficamos de sobreaviso e com capacidade de resposta a pessoas como a MIlu, o Pedreira e o valter Lemos. Vão gozar com a cara deles. Obrigada oir me dar animo

 
Às 17 de fevereiro de 2009 às 18:36 , Blogger Gaivota Maria disse...

Como diria o meu amigo Joel, que Deus já lá tem: Deixa-os pousar que a gente trata deles. Bj

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial