quarta-feira, 18 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA POESIA - 21 DE MARÇO

AVISO A TODOS AS GAIVOTAS E PASSARÕES QUE SE QUEIRAM VIR JUNTAR A NÓS.

Comecem a mandar a vossa poesia para fazermos a nossa festa. Como de costume, colocam-na em comentário e eu posto-a aqui. Eu dou o exemplo:

As gaivotas falaram-me de ti
Com palavras desenhadas na areia
Ainda molhada da maré.
Disseram-me que contavas histórias remotas
Construídas sobre mitos
Que guardavas fechados
Para os entregares a alguém
Que como tu
Também partilhasse o desejado
E quisesse compreender o incompreensível.

Não sei porque me escolheram
Para confiarem o teu segredo
Mas cada uma repetiu-mo baixinho
À medida que o bando se levantava.
A última, já de longe, disse-me para ir atrás de ti.

Procurei-te na praia.
Esperei-te junto ao mar
No luar de Agosto e nos poentes de Outubro.
Acreditava que as gaivotas iam voltar
Para me confiarem o lugar onde existias.
Nenhuma voltou àquela praia.

Tentando decifrar a mensagem das gaivotas
Parti para dentro de mim
Mergulhei no mundo dos meus heróis e utopias,
Menestréis e sonhadores
Pensando que através dessa loucura intemporal
Me aproximasse de ti
E que dessa forma achássemos,
No nó das duas procuras,
O que ambos desejamos:
O segredo do Graal.
Gaivota Maria
****
O tempo não acrescenta graus a um conhecimento
Apenas assiste,
Como espectador,
Ao seu desenrolar.
Se ele vai enfraquecendo,
Sopra-lhe e espalha o que resta
Nalgum poente.
Se ele cresce,
Dá-lhe a mão
Guarda-o no coração
(a memória é o coração do tempo)
E torna-o permanente
.
IL
******
UM DIA...
E como esperei esse dia!
Cansada
Descansei nas nuvens
Olhei o poente
Abracei a noite
O mar falou-me de ti
Abri os olhos
E
Tinha-te num abraço
MC
******
Sempre este desejo que fica
Que não sabemos explicar
Deixando um travo amargo
Nas palavras que
Lembramos doces
E
Que julgámos eternas
MC
*****
PORQUÊ?
Este olhar distante
Estas palavras sem sentido
Este tocar sem ser tocado
Este desejo permanente
De te querer
Esta distância
Como se fôsse possível
Esquecer-te
Lembrar-te
È a minha
Maldição
Eterna agonia
Obscura
Sem chegada
Nem partida
Mas sedução
Contínua
Num abismo
Ardente
De ternura
MC
*****
QUANDO S JOÃO NOS VIU
A REZAR NO SEU ALTAR
CONCERTEZA QUE SORRIU
E NÃO SE DEIXOU BURLAR
GABION
*****
MÃOS
Pousa as tuas mãos nas minhas e
olha-me nos olhos.
Quando sentires que apenas nós existimos
põe as tuas mãos no meu rosto
e continua a olhar-me.
Então eu pegarei nelas,
juntá-las-ei entre as minhas
e com elas, sem deixarmos de nos olhar,
formaremos uma concha
para onde ambos sopraremos um beijo.
Depois
apertaremos bem as nossas mãos
para que ele não nos fuja.
E assim a cada dia que passe
deixaremos de sentir a ausência
porque haverá sempre um beijo
a germinar nas nossas mãos.
MARIAMAR
*****
Pediste! Agora não te queixes...Beijo:
Quando
Quando os degraus são penosos
E a vontade é não subir…
Há um motor no coração
Que nos obriga a dizer não
E, com esforço, prosseguir.
Quando o céu não está azul
E as nuvens são um milhar…
Há sempre uns óculos na alma
Que podemos pôr com calma
Para ver o sol brilhar.
Quando o passado não deixa
Ver o futuro chegar…
A borracha da razão
Guiada pela nossa mão
Pode, o passado, apagar.
Como é fácil escrever
Que tudo nós dominamos…
Mas é preciso querer ver,
Bem dentro do nosso ser,
Se a nós próprios nos amamos.
GRAÇA PIMENTEL
*****
PARA TI, PARA SEMPRE
Para ti…, para sempre…,
porque, em silêncio, atenta me escutas,
partilhando minhas mágoas e segredos,
Para ti…, para sempre…,
porque parceira fiel das minhas lutas,
porque guardiã de meus anseios e meus medos.
Para ti…, para sempre…,
em cada instante de tristeza ou alegria,
uma flor e um poema… um beijo.
Para ti…, para sempre…,
porque bálsamo da minha nostalgia,
porque leito onde se espraia o meu desejo.
Para ti…, para sempre…,
sem ventos nem vagas em teu rio,
sem essa farsa que constrange e esvazia.
Para ti…, para sempre…,
com a sede que eu só em ti sacio,
com o gosto com que te penso em cada dia.
Para ti…, para sempre…,
- em cada instante -, esta entrega em que me dou,
neste prazer que é muito meu.
Para ti…, para sempre…,
- amigo, amante -, sabendo que muito do que sou, é teu.
ARNALDO SILVA

Etiquetas:

5 Comentários:

Às 18 de março de 2009 às 22:05 , Blogger GP disse...

Gaivota Maria
A poesia tem quer minha ou pode ser "boa"? Arranjo das duas...

Beijo

 
Às 19 de março de 2009 às 10:49 , Blogger Mentuhenhat disse...

Parabéns pelo magnífico poema e continue a brilhar sempre assim...

O meu Abraço de Luz!

 
Às 19 de março de 2009 às 12:53 , Blogger Gaivota Maria disse...

Gracinha, arranja-me das duas. Claro que as pessoais têm sempre uma riqueza maior porque são nossas. Cá fico à espera

 
Às 19 de março de 2009 às 12:54 , Blogger Gaivota Maria disse...

Caro desconhecido
Obrigada por gostar da minha poesia. Poetar é uma coisa que me dá muita LUZ

 
Às 22 de março de 2009 às 12:54 , Blogger Gaivota Maria disse...

Conceição, Graça e Gábion
Obrigada pela vossa presença neste dia.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial