terça-feira, 25 de novembro de 2008

EÇA DE QUEIROZ - Dia de aniversário


Se fosse vivo, Eça de Queiroz cumpriria hoje 168 anos. Ele é, sem dúvida nenhuma, o meu maior autor de culto. Por isso aqui vos deixo uma foto da Tormes que ele tão bem descreve. É um pouco do seu primeiro contacto com aquela terra, cujo verdadeiro nome é S. Cruz do Douro. A fotografia foi tirada do meu terraço que fica exactamente por cima da estação onde ele desembarcou. Só não se vê a dita gare, porque as árvores impedem-no durante o verão. Mas fica a meio da foto, perto do rio, no sítio em que há uma falha de árvores lá no fundo, olhando a partir do meio dos pés da videira.

Etiquetas:

5 Comentários:

Às 25 de novembro de 2008 às 23:14 , Anonymous Anónimo disse...

Que pena eu não saber por aqui fotografias.Tenho uma deliciosa,nós duas debruçadas na varanda da casa do EÇA em TORMES.Ficava aqui"a matar".

"QUE BELEZA, QUE BELEZA!"

G.MIMI

 
Às 26 de novembro de 2008 às 11:00 , Anonymous Anónimo disse...

Cheguei aqui e... deu para fazer várias coisas ao mesmo tempo: li os comentários(olá gabion), admirei os sempre inspirados poemas da Gaivota Maria, recordei Domenico Modugno, li um excerto de "A Cidade e as Serras" ao som da "Pedra Filosofal" e deliciei-me, de olhos presos na paisagem que se avista deste belo terraço, tal como Eça a admirou...

... e já são 168 anos?! Serão, mas está cada vez mais jovem, Eça é que é essa!

gaivota do sul

 
Às 26 de novembro de 2008 às 11:43 , Blogger Gaivota Maria disse...

Mimi
Eu também tenho essa foto mas não sei por onde anda. Se ma trouxeres eu faço um scanner e ponho-a aqui

 
Às 26 de novembro de 2008 às 11:47 , Blogger Gaivota Maria disse...

Querida gaivota sul, é sempre bom tê-la aqui no meio de todo o bando enriquecido agora por um gavião que me intriga particularmente porque parece alguém que Me conhece bem e não consigo descobrir. Também vi o "Les uns et les autres" duas vezes. Já o procurei à venda e não o encontro. Nou Youtube tem várias das músicas. Um abraço arrepiado com o frio que por cá faz

 
Às 26 de novembro de 2008 às 13:53 , Anonymous Anónimo disse...

Quanto ao 'Les uns et les autres' duas vezes...eu ganho: já vi muitas mais. E confirmo que já corri tudo e não o encontro à venda. Tinha-o em VHS, mas a fita foi-se com o tempo...

P

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial