segunda-feira, 6 de abril de 2009

DIZ-ME MARRANo - POESIA DA PÁSCOA JUDAICA

Diz-me Marrano, meu irmão,
onde pões a mesa para o Seder?
— Numa caverna escura e funda,
a minha Páscoa irei fazer.

Diz-me Marrano, onde vais
buscar os brancos matzos?
— Na caverna, com a ajuda de Deus,
a minha mulher os lá amassa.

Diz-me Marrano, como consegues
encontrar uma Hagadá?
Na caverna, entre as fendas,
há muito que escondi os livros lá.

Diz-me Marrano, como te
defenderás quando te ouvirem cantar?
— Se me vierem prender, com uma
canção nos lábios irei morrer.


Avrom Reisen (poeta)

“Marrano” é a designação tradicional dada aos judeus forçados a converterem-se ao catolicismo na península Ibérica, sob pena de morte e confiscação de bens, nos séculos XV e XVI. Durante séculos a expressão foi considerada depreciativa por se julgar que derivava de “porco” em castelhano, na verdade, ela é obtida pela contracção das palavras hebraicas márre (מר — amargo/amargurado) e anúze (אונס — forçado / violado) – refere-se também aos seus descendentes, muitos dos quais optam agora pelo processo de conversão para “regressar” à sua tradição ancestral. Em hebraico, os marranos são conhecidos simplesmente como “anussim” (אנוסים).

Nota - Este texto foi tirado do blog http://ruadajudiaria.com/ A sua beleza tinha que ser partilhada

5 Comentários:

Às 6 de abril de 2009 às 18:45 , Anonymous Anónimo disse...

carta de amore prometida
cuerida gaibotinha maria-c

uerida nortenha-cuerida molher balente-minha,minha muita amada ponvinha vranca---saudade domeu corason-drovo as minhas patas enclinu o meu vico-avro as minhas azas em bénia de saudason pelas palavras que iscrebeu aquele????-meia tigela

mais duque nunca seu admeradore

gabion

 
Às 6 de abril de 2009 às 23:20 , Anonymous Anónimo disse...

Onze horas-abri agora o computador,duas coisas admiráveis,a carta do Gabion(julgava que tinha desaparecido) e o poema cantado em memória dos Marranos.É um assunto que me interessa.Foi um belíssimo abraço de PÁSCOA.
Uma santa Páscoa para todos

g.mimi

 
Às 7 de abril de 2009 às 12:15 , Blogger Gaivota Maria disse...

Querido gabión
Muito obrigada pelas suas palavras, mas não exagere porque não sou digna dos seus encómios (se o seu Magalhães não tiver esta palavra eu dou-lhe o sinónimo :elogio). Contudo é sempre bom saber que temos alguém que mesmo a uma distância ignorada (até pode ser bem perto)gosta de nós, concorda connosco e apoia-nos nas bicadas. Já sabe que este blog é um seu segundo(?) ninho. E pelos visto é disputado. Olhe a excitação da MImi aqui por cima!

 
Às 7 de abril de 2009 às 12:19 , Blogger Gaivota Maria disse...

Querida mana MIMI
Quando procurava algo original sobre a Páscoa, encontrei este espanto. E pensei logo em ti. Foi por isso que pus a última parte com a indicação da página de onde tinha tirado o texto. Achei a canção uma beleza. Dedico-ta pois.
Quanto ao gabión, ele deve gostar mais de nós do que chocolate. Vai, mas volta sempre
Uma Santa Páscoa também para ti

 
Às 7 de abril de 2009 às 23:10 , Anonymous Anónimo disse...

Excitada com a carta,não.Mas que acho este Gabion uma delícia acho.Ao concorrente ,nem por isso.Fiquei sensibilizada,com a tua dedicatória,acredita que ficará no meu coração.

um abraço doce

g.mimi

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial