sábado, 8 de agosto de 2009

RAUL SOLNADO: MAIS UMA SAUDADE NA MINHA VIDA

Corria o ano de 1977. Acabara pouco antes o grande êxito que foi o ZIP-ZIP e já a RTP anunciava a entrada em cena de um concurso em moldes completamente inovadores para a época: A VISITA DA CORNÉLIA. Para nele se participar era preciso mandar um postal dos correios com o nome do par que desejava concorrer. Era eu então professora na Escola Preparatória do Castelo da Maia. No meio de uma conversa de aula, surgiu, entre os alunos, a ideia de me porem como candidata ao concurso. Entretanto, sem nada nos dizer, o meu sogro, enviava também um postal. Julgo que foi o dos meus alunos que foi sorteado. E perante o meu espanto eu ouvi, anunciado na Tv que seria, juntamente com o Augusto, um dos 10 casais a serem testados para a primeira apresentação do concurso. E assim lá fomos os dois passar um fim-de-semana a Lisboa e mostrar o que sabíamos no campo da dança, do canto, do teatro, da literatura e de mais umas quantas disciplinas. Para espanto nosso acabamos por ser escolhidos e passar à eliminatória, a realizar na segunda-feira seguinte, em que ficámos em 2º lugar, a seguir ao saudoso poeta e jornalista Fernando Assis Pacheco e sua cunhada, a Rosarinho Ruela Ramos. Foi durante esses 3 dias que eu conheci pessoalmente o Raul Solnado. Não tanto o Solnado como cómico, mas como Homem. Por mais à vontade que nos tentássemos sentir, aquele meio não era o nosso. E foi então que se revelou a atitude humana do Raul que tentou sempre ambientar-nos e mostrar-nos como, mesmo sem sermos profissionais, tínhamos direito próprio a um lugar ali. E porque os meus alunos do Castelo da Maia não nos viram actuar, por um corte de energia local, organizaram-se, mandaram mais postais e fomos novamente chamados. Fomos os primeiros a repetir a ida ao concurso, o que muito agradou ao Raul. Lembro-me que, havendo nessa sessão concorrentes de alto gabarito, ele, receando que não fossemos escolhidos, não assistiu às nossas provas na sala de espectáculos, mas sim roendo as cortinas que a separavam do pequeno foyer do Villaret. E no final, já connosco como concorrentes definitivos, foi a festa, que se prolongou pela noite de Lisboa, algo que nós desconhecíamos e que nos surpreendeu.
Em finais do mesmo ano foi decidido fazer, com fins beneficentes, dois espectáculos no Porto. Isto já ele nos dissera quando, durante uma estadia no Sá da Bandeira com uma peça, viera a nossa casa no dia dos meus anos e de um dos seus filhos, por coincidência no dia seguinte aos anos dele. E juntos brindámos pelas 3 efemérides. As sessões de Porto mais reforçaram a nossa ligação com ele e com o Zé Fialho. E tivemos oportunidade de avaliar o grande coração daquele homem. Era de uma humildade espantosa e tinha um sorriso que abria o coração mais empedernido. Revi-o anos mais tarde, já depois do primeiro enfarte. Notei-lhe alguma decadência. Mas ainda havia um brilho especial naquele seu olhar.
Vai em paz, Raul. É tempo de descansares. E não te preocupes porque criaste uma escola de humor novo, mas sobretudo, deixaste muitos amigos que hoje sentem uma dor especial pela tua partida.

4 Comentários:

Às 9 de agosto de 2009 às 23:06 , Blogger GP disse...

Gaivota Maria
Que grande novidade! Desconhecia essa faceta da vossa vida. Nessa altura eu não te conhecia e, apesar de ter visto a Cornélia, já não me lembro de quase nada.

beijo

 
Às 10 de agosto de 2009 às 09:19 , Blogger Gaivota Maria disse...

Pois é verdade! Eu fui a primeira concorrente que espremeu as tetas à Cornélia. A morte do Raul trouxe-me muitas lembranças de momentos felizes e sobretudo dele próprio que foi alguém que enriqueceu a nossa vida. Era um "louco" bom, generoso, que eu conheci no esplendor da sua vida (ainda não fizera 50 anos). Ele que queria que todos nós fossemos felizes, deu-nos a oportunidade de partlharmos alguma dessa felicidade com eles. Devo essa aos meus alunos da Preparatória do Castelo da Maia.
Cá fico à tua espera. Beijinhos

 
Às 19 de agosto de 2009 às 09:53 , Anonymous Anónimo disse...

Esta é uma homenagem muito bonita, vinda de quem privou directamente com o artista, mas especialmente o homem que era e continuará a ser, para todos nós, o nosso Raúl Solnado. Ninguém ficou indiferente à sua partida e os mais jovens puderam ter a oportunidade de ver algumas das suas inesquecíveis actuações. Continuaremos a "fazer-lhe o favor" de nos sentirmos muito felizes sempre que o recordarmos.
E... Gaivota Maria, com que então artista da Cornélia?! Parabéns também por isso. Foi um programa com um merecido acolhimento por parte do público e a escolha dos concorrentes contribuiu muito para o seu êxito.
Continuação de rápido restabelecimento e um abraço da
gaivota do sul

 
Às 19 de agosto de 2009 às 16:19 , Blogger Gaivota Maria disse...

O Raúl é uma feliz memória da minha vida. Conhecê-lo e conviver com ele foi um privilégio. E o convívio só não foi mais longe porque nós não pudemos aceitar o convite que nos fez para participarmos numa revista com ele. Esse convite foi depois reciclado e quem o aproveitou foi o Tó Zé Martinho.
A minha perna agradece os votos de recuperação, coisa que segundo disse o médico esta manhã só deve acontecer como prenda de Natal. Mas continuo sem dores e já dá para ser auto-suficiente em quase tudo. Antes da cirurgia eu vivi por antecipação o Pânico da dependência e da incapacidade, o que graças a Deus não se verificou. Muni-me de paciência e agora ando à velocidade possível. Mas sinto-me bem, que é o que interessa e cada dia há uma novidade. Acabo de decidir ainda descontar todo este tempo ( e desde adoecer já correu um ano) na minha idade, visto que não vivi: sobrevivi. Um beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial