segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS

Todas as manhãs tenho por costume ouvir o Telejornal da RTP1 das 9h. Nos minutos que o antecedem é transmitida uma intervenção denominada "Bom português" em que se faz um inquérito a peões sobre a forma de escrita de algumas palavras. Hoje a pergunta era: como escrever a palavra cônjuge - com acento ou sem acento. Depois de várias dúvidas de uns e algumas certezas de outros, um dos interrogados, com aspecto simples e de quem não tinha formação académica superior, mas, que pela idade revelava ter tido uma boa 4ªclasse, respondeu desta forma, que eu achei deliciosa:
- Cá para mim é com acento no o. Mas com que essas mariquices que inventaram para a nossa língua já nem se sabe bem como é...

Mais um desafecto do novo acordo ortográfico...

Etiquetas:

10 Comentários:

Às 15 de fevereiro de 2010 às 16:49 , Anonymous Anónimo disse...

vem amada
era prar ser nu di a dus namuradus mas qupiare´é a maiore proba de amore

entrada
laranja cortada em rodelas finas,polvilhar com alho picado flor de sal,um fio de azeite
acompanha um porto doce

prato de carne
estufar bifes de faceira
torrar amendoas
passar cogumelos frescos em manteiga
lavar famboesas e mirtilos
arroz branco

quando for para a mesa colocar sobre os bifes os cogumelos as amendoas e as framboesas eos mirtilos
acompanha um maduro branco---boa ponte-távora varosa-levemente frio

sobremesa
requeijão regado com mel e pinhões ou amendoas vai ao forno
serve-se quente---acompanha o mesmo vinho da entrada

ço pur amore eu tenho este travalho


por todus us anginhos du sséu non fassa um -inquérito

con a dussura de um grande amore e todas asminhas penas

gabion

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 17:22 , Anonymous Anónimo disse...

Assino por baixo!!!
gaivota do sul

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 17:29 , Blogger Gaivota Maria disse...

Querido Gabión
Mentiria se não dissesse que ontem lhe senti a falta. Mas como era Carnaval deve ter ido voar para outras bandas. Está desculpado depois destas receitas deliciosas que aqui deixou. Vou por a Mimi, que é mais cozinheira do que eu, a prepará-las. Levo o vinho e ela cozinha. Depois lhe diremos o resultado. Cheira-me a algo afrodisíaco. Por acaso não andou a consultar revistas de culinária?
Cá continuamos à espera da sua visita que é sempre bem recebida. Um bater de assas especial

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 17:33 , Blogger Gaivota Maria disse...

Querida Gaivota do sul
Ver aqule programa é uma diversão matinal e que revela a santa ignorãncia deste povo. Normalmente são os mais velhos quem acerta. Uma vergonha.Um abraço

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 18:39 , Blogger GP disse...

mmmmmmmm
Não sou um bom garfo mas a receita do Gabión deixou-me com vontade de ir a essa refeição. Promete...

Qunato ao cônjuge, por mim podem pôr-lhe o acento onde quiserem, desde que não mo ponham em casa...

Beijinho

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 18:45 , Blogger Gaivota Maria disse...

Cara Gaivota de Serralves

A encarregada da culinária é a MImi.Temos que ver é se arranjamos a tal da faceira que já sabemos o que é mas tenho dúvidas que o meu carniceiro saiba. Amanhã vou perguntar.
Quanto ao cônjuge estou contigo. Talvez guarde o acento. Beijo

 
Às 15 de fevereiro de 2010 às 21:40 , Anonymous Anónimo disse...

Demorou mas chegou e melado que dá gosto,este gabión é mesmo uma doçura!
A ementa promete ,mas parece-me que o teu amado andou a fazer recortes a mais.Prometo fazer a experiência. Que dizes de de um almoço com a g. de Serralves,sim porque essa sabemos quem é.
Já sei o que é faceira.Será que o teu amado sabe? Eu tive que fazer alguns telefonemas.
São mesmo as bochechas do porco,parecem uns bifes redondos pequenos e segundo informação são muito bons.
Eu percebi que o Gabión,imaginava tu a perguntares ao bando,como se escreve tal e tal e tal palavra no texto dele.....era uma desgraça!!!!
Humor também não lhe falta.
Mas continua a amar-te.As minhas investidas são-lhe indiferentes.
Esperamos que não desapareça por muito tempo.

G.MIMI

 
Às 16 de fevereiro de 2010 às 09:54 , Blogger Gaivota Maria disse...

Pena não sabermos quem é este gabión para o convidarmos para o almoço. Claro que a Serralves já está à espera disso. Pena a do Sul estar longe. Eu vou tentar ver do vinho. Francamente acho que ele gosta de todo o bando. Deve achar piada a estas "jovens" que andam por aqui a esvoaçar e são capazes ainda de tantas coisas como as de darmos umas boas gargalhadas quando juntas, bordarmos, fazermos trabalhos de mãos, sermos criativas e , espanto dos espantos, andarmos a esvoaçar na net... e descobrirmos que a oaragem dele é em Lisboa. Ah! Ah! Ah!

 
Às 16 de fevereiro de 2010 às 14:48 , Anonymous Anónimo disse...

Mas que bela ementa!!! Ai que eu ainda vou a Leça participar neste banquete!... Para que dia está marcado?

O belo gabion, quando aparece, traz uma aragem fresca que consola, mas... de Lisboa???!!! Dubido!!!

Um dia de Carnaval muito divertido para todas as gaivotas.

Com a amizade da
gaivota do sul

 
Às 16 de fevereiro de 2010 às 15:10 , Blogger Gaivota Maria disse...

Já sabe que nós dará um enorme prazer se vier compartilhar do nosso manjar. Há só um problema com o vinho porque o gabión confundiu espumante rosé com maduro branco. Não sabemos se porque não soube copiar se porque prefere as borbulhas. Estamos à espera que ele corrija a escolha ou sugira outro vinho.
Olhe que ele é ave do Tejo. Não me devo enganar muito. Um bom carnaval para si também. Um abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial