quarta-feira, 22 de abril de 2009

QUERO FICAR SEMPRE ESTUDANTE...

Lembram-se com toda a certeza destes primeiros versos da canção "Amores de estudante", que é uma espécie de hino dos escolares cá do Porto. Pois eu lembro-me bem dela e cantei-a muitas vezes. E pelo que acabo de ouvir até o nosso governo vai dar uma mão para a sua generalização de hino para a juventude deste país porquanto o nosso Primeiro Ministro, não contente com o apoio dado às Novas Oportunidades (um ensino que pela sua complexidade e profundidade tem tido uns resultados espantosos!!!) vem agora obrigar a malta deste país a 12 anos de escolaridade. Todos sabemos que os 3 anos do Secundário só interessam para quem vai prosseguir estudos. Se já há fuga nos 2º e 3º ciclos, para quem vem agora o engenheiro Pinto de Sousa obrigar a catraiada a aguentar mais aqueles anos finais?

Senhor Primeiro Ministro:
O senhor deve julgar que nós somos parvos, mas olha que não somos. Só parecemos. O que o Senhor pretende fazer é uma lavagem da taxa do desemprego. Aguentando os alunos na escola aquela não diminui, mas pelo menos não aumenta tanto. Não sei como o senhor governa a sua casa. Mas se for como o país, deve ser uma desordem. Realmente só cabeças iluminadas como a sua é que acreditam que isto é para o bem dos jovens. Já temos o maior número da Europa de licenciados no desemprego (nas nossas informações que são sempre diferentes das suas estatísticas) e agora quer por obrigatoriamente os nossos filhos à porta das Universidades? Para quê? A não ser que esteja a pensar que vai continuar no governo e que daqui a um ano vai estender a escolaridade obrigatória pelo menos até à licenciatura de Bolonha. Preocupe-se mas é em reformular os cursos do secundário para que os alunos saiam com alguma formação que lhes dê saídas profisssionais. Isso é que é de governante. O que lhes está a dar resume-se nos versos seguintes dos Amores de Estudante: pr'a eternizar a ilusão de um instante. Só que esta ilusão instantânea é sua. Nossa não é de certeza. Nem dos nossos alunos. Custou mas já aprendemos a ler as segundas intenções que as suas medidas contêm. Deixe de brincar ao faz de conta e no pouco tempo que lhe resta para mandar em nós não nos passe atestados de maluquinhos. Os que passou já prescreveram e NÓS ESTAMOS FARTOS...

Etiquetas: