DEFRONTE AO NOVO ANO DE 2010
Make your own free digital invite |
Este é o caderno de uma gaivota que conta histórias, diz poemas e fala de coisas da terra onde nasceu, cresceu e paira diariamente a espreitar os homens que nela habitam. É uma terra de sol, vento norte que arrefece as tardes de verão, mas também de vento sul ou sudoeste que traz tristeza e lágrimas... Eu sou essa gaivota que às vezes parte para outras terras em direcção ao desconhecido. Acompanhem-me através das minhas palavras, das minhas músicas e das fotos que tirei durante os meus voos...
Este filme acompanhou e continua a ocupar um lugar de destaque nas transmissões televisivas das tardes do Dia de Natal. Cá em casa entreteve pelos menos 3 gerações.
Pronto! São quase 3 horas da tarde e vou avançar para a cozinha. O Tupperware já está fora do frigorífico e agora é acabá-lo, mergulhando a enorme massa de bacalhau verde em azeite dourado, previamente fervido com uns dentes de alho. O resultado só se saberá à noite, Quando ele é reaquecido os vapores espalham-se e o apetite abre-se. A doçaria cá de casa está pronta. Logo à noite será junta à que os outros convidados levam como multa.
Guardada num imenso Tupperware, eis que que a ementa de amanhã repousa no frigorífico onde se manterá até perto da hora em que será servida após as voltas finais a que vai ser ainda ser sujeita. Está agradável à vista e saborosa à prova. São só 3 Kgs de bacalhau desfiado, 3 molhos de grelos e 3 Kgs de batatas.. devidamente triturados ou esmagados em puré e amassados por estas mãos que precisam rapidamente de um cama e uma botija quente para o sono repousado da guerreira. Depois vos transmitirei o resultado final e, se possível, umas fotos da obra.
Hoje foram dados mais uns passos para a ceia de 24. Partiram de minha casa as toalhas, os marcadores, os coloridos guardanapos vermelhos que tanto trabalho me deram a encontrar por estarem esgotados. A hospedeira dignou-se vir buscar essas vitualhas e levá-las para ir dispondo as coisas . Quanto ao catering, da minha responsabilidade, vai amanhã ser iniciado para se fazer tudo com calma. Os grelos estão bem mais baratos do que no ano passado. O bacalhau vai entrar na água agora à noite para inchar à vontade. . Começo já a salivar...
Hoje mandei o programa das festas e a ementa à menina que dá a casa para que se lá festeje o Natal. Vamos ver as voltas que aquilo vai levar. ..Mais uma etapa ultrapassada.
As peças estão a encaixar-se. Hoje de manhã fui comprar o indispensável peixe para o nosso aguardado jantar de Natal. Lá mais para a frente virão os grelos e a divisão das sobremesas. Estou ansiosa por ver a confusão que vai reinar, sobretudo na distribuição das prendas do amigo oculto que acaba por ser sempre descoberto. Espero que os homens primem com o tintol apara acompanhar o bicho.
Mais uma novo passo: foi reduzido o número de presenças para 13. Considerando que há uma pessoa que, por ser vegetariana, não come bacalhau, vou poder reduzir ao peso do dito. As coisas começam a prometer compor-se
O hoje foi de certo modo a continuação do ontem. Fiquei à espera de sugestões, promessas de ajuda, etc, etc, mas só ouvi reclamações quando perguntei se já havia números e ideias. Parece que só eu tenho tempo. Por via da dúvidas lancei-me na compra das prendas a dar a alguns amigos e a escolher a do amigo oculto do Natal. Tudo pronto por aí. A receita que não cita quantidades terá novamente de ser feita a olho e em termos perfeitamente percentuais: se para 8 era preciso tanto, para 15 ou 16 será o dobro. Só que não há registos do peso do bacalhau, do tamanho do molho dos grelos, do peso das batatas... Apenas a lembrança do hábito de tirar o passe vite do seu esconderijo anual e verificar a 1,2,3. Entretanto questionaram-me sobre a divisão das multas. Eu até nem como doces! Espero que o fim de semana os ilumine e alguém faça uma lista ou cada um comece a dizer o que pode trazer.
Estranhamente hoje nada aconteceeu. Lançada a bomba terão ficado à espera da minha reacção. Ninguém telefonou para saber se eu estava em choque ou já tinha fugido. Creio que estão a dar-me um espaço de reflexão. Quanto a mim mantenho-me na expectativa deste Natal inesperado. Mas já fui começando a fazer a avaliação das quantidades para a elaboração do prato principal.